sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Vê é uma Caixa

Aproveitando a Semana de Maratona de Histórias, os alunos do 4º ano das professoras Roberta Carolina(1401), Dayana (1402) e Andreia (1403) trabalharam o livro “Vê é uma caixa” de Valéria Belém.

O livro, que aborda questionamentos acerca de sentimentos e emoções que são trancadas no coração, propiciou aos alunos a oportunidade compartilhar bons sentimentos com outras pessoas da escola, ligando-se assim ao projeto Gentileza gera Gentileza que vem sendo desenvolvido.

As professoras começaram contando a história para seus alunos. No livro, Vê, que por ser muito fechada é comparada por seus colegas a uma caixa, assume “seu jeitinho caixa de ser” e começa a presentear a todos com caixas contendo surpresas. Suas caixas, repletas de afetividade, foram conquistando a todos e assim Vê descobriu que elas eram mágicas. Ao final do livro, Vê abre um curso de “Caixas das Emoções”, para que as pessoas pudessem dividir seus sentimentos com outras pessoas.

Sendo assim, a primeira proposta de trabalho foi o questionamento sobre sentimentos e emoções que podemos dividir com os colegas. Os alunos participaram reconhecendo os sentimentos que ficam guardados no coração e que podemos compartilhar com o outro.


Em seguida, assim como no livro, em que os alunos do curso aprendiam que o principal não era meramente cortar e colar as partes das caixinhas, mas colocar nelas um pouco de seus sentimentos, os alunos fizeram a dobradura de uma caixa, e no interior delas escreveram uma mensagem afetiva. As caixinhas foram distribuídas para as pessoas da escola.







Nenhum comentário:

Postar um comentário